Tamanduá – do Tupi-Guarani: ta-monduá = o caçador de formiga.
"Quando se sentem ameaçados, como comportamento de defesa, eles ficam 'de pé'. Se apoiam nas patas traseiras e a cauda, abrindo as patas dianteiras e mostrando as garras. Esse comportamento é uma estratégia para parecer maior e para se proteger", explica a especialista.
Dicionário de divisão silábicaPalavraDivisão silábicatamanduá-açu (nome masculino)ta·man·du·á-a·çutamanduá-mirim (nome masculino)ta·man·du·á-mi·rimtamanduaí (nome masculino)ta·man·du·a·ítamanhã (nome feminino)ta·ma·nhã
Tamanduás é o plural de tamanduá.
Etimologia (origem da palavra capivara). Do tupi kapii'gwara "capim" + gwara "comedor".
Veio do tupi minga'u, comida que gruda. Veio do quimbundo muhamba, que era um cesto comprido usado para transportar cargas em viagem.
Quando ameaçados, sentam-se sobre as patas traseiras e abrem os braços em posição de ameaça. Essa característica, do "abraço do tamanduá" conferiu fama de perigoso ao animal.
O Tamanduá-Bandeira é um mamífero nativo da América. Ele recebe esse nome uma vez que sua cauda tem forma de uma bandeira. ... Pertence à classe de mamíferos (Mammalia), ordem Xenarthra e família dos Myrmecophagidae, sendo seu nome científico Myrmecophaga tridactyla.
SEPARAR EM SÍLABAS
SEPARAR EM SÍLABAS