O sistema de retroalimentação consiste de três componentes básicos - centro de controle, receptor e efetor (Figura acima). ... O receptor monitora as mudanças na condição controlada e, então, envia a informação, chamada de entrada (aferente) ao centro de controle.
Alça de retroalimentação longa: composta de estímulo endócrino a partir de hormônios circulantes (Ex.: androgênios e estrogênios sobre receptores no próprio hipotálamo). Alça de retroalimentação curta: hormônios hipofisários atuam sobre o hipotálamo para determinadas funções regulatórias.
Retroalimentação ou realimentação também denominada por feedback, cujo significado técnico é "retorno da informação ou do processo". É o efeito retroativo ou informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem, e que serve para avaliar os resultados da transmissão, ou até mesmo dar uma resposta.
A Retroalimentação negativa causa uma mudança negativa em relação à pertubação inicial, ou seja, uma resposta contrária àquela que levou ao desequilíbrio. ... Já a Retroalimentação positiva aumenta o estímulo que provoca desequilíbrio.
Um desses mecanismos é o feedback, também chamado de retroalimentação. Ele pode ser considerado como uma mudança no estado de um dos componentes, gerando uma interação que reduz ou aumenta a resposta do sistema no qual está inserido. Existem dois tipos de feedback: o negativo e o positivo.
O feedback negativo ou retroalimentação negativa é um dos mecanismos mais importantes para a manutenção da homeostase do nosso corpo, ou seja, para o equilíbrio interno. Esse mecanismo garante uma mudança contrária em relação à alteração inicial, ou seja, produz respostas que reduzem o estímulo inicial.