substantivo feminino [Medicina] Secreção abundante, excessiva de saliva.
Grafia no Brasil: sialorréia. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: sialorreia.
Também chamada de hipersialose, ocorre quando a produção de saliva excede a habilidade do indivíduo emtransportá-la ao estômago. A saliva exerce papel importante na lubrificação, digestão, imunidade e manutenção da homeostase corporal.
Secreção muito abundante de saliva. Ato de produzir saliva.
Até mesmo um nariz temporariamente entupido pode acabar sendo uma causa da sialorreia. Certos tipos de medicamentos e de câncer também podem ser causas da sialorreia. Também pode acontecer em decorrência de algum distúrbio neuromotor, como o AVC, a esclerose múltipla e o Mal de Parkinson.
Melena é um termo médico utilizado para descrever fezes muito escuras (semelhantes a alcatrão) e mal cheirosas, que contêm sangue digerido na sua composição.
Troque o enxaguante bucal habitual por um que não contenha álcool em sua fórmula. O álcool é um agente desidratante natural e pode sinalizar para a boca produzir ainda mais saliva. Outra solução é manter-se hidratado para ajudar a diminuir o excesso de saliva, para que seja engolida mais facilmente.
O Sialanar é um medicamento para o tratamento de salivação em excesso e consequente babação grave, em crianças e adolescentes (com idade de 3 anos e acima) com condições que afetam o sistema nervoso, como paralisia cerebral, epilepsia e doenças neurodegenerativas.
A sialorreia é tanto uma condição médica em si, quanto um sintoma de alguma outra doença. Quando um paciente é diagnosticado com sialorreia, ele apresenta uma produção excessiva de saliva, bem acima do normal que é de cerca de 500 ml a 2 litros por dia.
O principal sintoma indicativo de sialorreia é a produção excessiva de saliva, acima do normal que é de até 2 litros por dia.