A ela está associada a imagem do Oroboro, a serpente que morde a própria cauda formando uma circunferência, símbolo da continuidade, da eternidade. Associada também à Oxumaré, Orixá da Umbanda que rege a renovação. ... Por isso a serpente também representa tentação, demônio, e enganação.
É o símbolo da continuidade e da permanência. Algumas vezes, é representado por uma serpente que morde a própria cauda. Oxumarê é um orixá completamente masculino, porém algumas pessoas acreditam que ele seja macho e fêmea.
A cobra é vista como símbolo da sabedoria, entretanto, ela pode representar os dois lados da sabedoria. Assim, como aprendemos a ver o mundo de forma mais simples, a partir da dicotomia, a sabedoria também pode ser usada para o bem e o mal. A cobra então pode representar manipulação ou perspicácia.
Oxumaré – São Bartolomeu. Orixá da chuva e do arco-íris, o Dono das Cobras.
"Eles devem chamar um órgão ambiental, o Ibama ou o Corpo de Bombeiros. Não se deve tentar capturar o animal porque, pode ser perigoso", afirma. Hirano também explica que o ideal, se possível, é isolar o ambiente. "Se for um cômodo da casa, feche as portas, as janelas e qualquer local que ela possa entrar.