A disponibilidade no serviço público é um dispositivo de amparo ao vínculo do servidor que adquiriu estabilidade após cumprir o estágio probatório e se qualificar através da avaliação de desempenho.
10.261/68 - Arts. 2). O servidor estável estará em disponibilidade remunerada até seu adequado aproveitamento em outro cargo quando o cargo ocupado for extinto por lei ou for considerado desnecessário(L. 10.261/68 - Art.
Caso inexista vaga para que se dê esse retorno, o servidor será posto em disponibilidade remunerada. Prazo a ser respeitado para o retorno do servidor: a reversão deverá ocorrer no prazo de 30 dias, a contar da publicação do ato. Caso o servidor não observe esse prazo limite, estará sujeito à cassação da aposentadoria.
Ela protege o vínculo do servidor público estável com a Administração quando seu cargo é extinto ou declarado desnecessário, mesmo sem estar trabalhando ele receberá proporcional ao tempo de serviço e aguardará um futuro aproveitamento.
Quem pode extinguir cargos, empregos e funções públicas? Conforme a norma atual, a extinção de cargos apenas pode ser aplicada por meio da aprovação de um projeto de lei no Congresso Nacional. Logo, o presidente da República não tem poderes para extinguir cargos públicos através de decretos presidenciais, por exemplo.
A opção é inconstitucional, pois o Chefe do Executivo utiliza o instituto da disponibilidade com desvio de finalidade. O examinando deve deixar claro que a disponibilidade não tem por finalidade sancionar disciplinarmente servidores públicos.
Em Direito Administrativo, no entanto, tem um sentido peculiar: trata-se da inatividade remunerada assegurada ao servidor que possui estabilidade, caso haja a extinção de seu cargo ou a declaração de sua desnecessidade, sendo-lhe assegurada, conforme determina o art.
Qual a consequência para os servidores dos cargos extintos? Os servidores estáveis com cargos extintos são imediatamente postos em disponibilidade. Essa proteção do vínculo empregatício garante que eles continuem recebendo uma remuneração proporcional ao tempo de serviço até que sejam reaproveitados em outra função.
A extinção de cargos no serviço público ocorre quando estes se tornam desnecessários à Administração Pública, ou quando órgãos e entidades deixam de existir. ... Em dezembro de 2019, por exemplo, um decreto publicado no Diário Oficial da União extinguiu mais de 27,5 mil postos de trabalho.
A readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica.