Esse termo e suas variáveis, como: ostensível, ostentar e ostensivo têm no senso diversos significados, como sucesso, posse de bens materiais, evidenciar o que se tem.
Ostentação é uma palavra que tem origem no termo em latim ostentatio, que significa exibição vã ou inútil. Uma pessoa que recorre à ostentação é muitas vezes conhecida como afetada ou fútil. Quem tenta ostentar com bens e atitudes que financeiramente não pode manter, acaba se tornando escravo da sua própria futilidade.
Que é o efeito de ostentação?
S.f. Ação ou efeito de ostentar; afetação na maneira de exibir riquezas ou dotes; alarde de ações ou qualidades. Fig. Riqueza, pompa, fausto, luxo. Os emergentes adoram ostentar a sua riqueza. Ele vive na ostentação .
Quais as consequências da ostentação?
A ostentação tem três consequências perigosas: Ilusão de auto-suficiência – a pessoa pensa que tudo que precisa está em si; acha que não precisa de Jesus, seu valor e até sua salvação dependem daquilo que faz ou tem Falta de humildade – quem se ostenta muitas vezes não vê nem admite seus erros e suas falhas
Qual o extremo oposto da ostentação?
O extremo oposto da ostentação é o desprezo por si mesmo. Isso também é errado. Toda a gente tem falhas mas nem tudo é ruim. Deus nos ama e nos dá coisas boas para aproveitarmos. Para não cair na ostentação nem no desprezo de si, é importante lembrar que tudo de bom vem de Deus.