A sigla ROE vem do inglês (return on equity) e significa retorno sobre o patrimônio líquido. Nesse sentido, ao calcular o ROE, é possível medir a rentabilidade dos recursos que foram investidos pelos acionistas em uma empresa.
Existe uma fórmula bem simples para determinar o ROE de uma empresa. Este indicador é expresso em uma porcentagem que determina qual foi o lucro líquido acumulado nos últimos 12 meses dividido pelo valor do patrimônio líquido da empresa.
Não existe um número ideal para o ROE, mas é consenso entre os investidores que a partir de 20% se tem uma rentabilidade saudável frente ao patrimônio líquido. Vale lembrar que o ROE é uma métrica estática pois entrega um dado histórico, oriundo de informações contábeis que são divulgadas pela própria companhia.
Abaixo seguem alguns exemplos:
Se novas ações são emitidas, utilize a média ponderada do número de ações ao longo do ano. Para as empresas de alto crescimento, você deve esperar um ROE maior. Calculando a média ROE dos últimos 5 a 10 anos você pode ter uma melhor idéia do crescimento histórico da empresa.
Enquanto o ROA trabalha com o capital aplicado em maquinário, prédios, insumos e outros, o ROE está voltado para os recursos liquidados. Em inglês, a sigla significa Return on Equity e é comumente traduzida como Retorno Sobre o Patrimônio Líquido.
Para calcular o ROA é necessário saber qual foi o lucro líquido da empresa e o valor de seus ativos. ... Já sabemos que o ativo total da empresa significa tudo no qual a companhia tem dinheiro investido e dá lucro ou vai gerá-lo no futuro.
Uma prática comum no mercado financeiro é comparar o ROIC com a taxa de 2%. Assim, quando o resultado do índice é superior a 2% indica que os investimentos agregaram valor à empresa. Caso contrário, o índice é considerado como um "destruidor" de valor.