R-410A, vendido sob as marcas registradas Puron, Genetron R410A, e AZ-20, é uma mistura quase-azeotrópica de difluorometano (CH2F2, chamado R-32) e pentafluoroetano (CHF2CF3, chamado R-125), que é utilizada como um fluido refrigerante nas aplicações de ar condicionado.
Existem modelos de ar condicionado convencionais com gás R22 e outros com R410a. Tanto o R22 quanto o R410a possuem eficiência de climatização, a diferença entre eles é que o gás R410a não agride a Camada de Ozônio.
É utilizado principalmente em chillers, aparelhos de ar condicionado domésticos e comerciais e bombas de calor.
R32 Após muitos testes a conclusão foi de que o R32 é o refrigerante mais equilibrado e adequado em termos de Impacto ambiental, eficiência energética, segurança e custo/benefício quando aplicado a condicionadores de ar e bombas de calor.
São gases que não emitem CFCs (clorofluorcarbonos), substâncias à base de cloro que são muito prejudiciais à saúde do homem e ao meio ambiente, e que também causam danos à camada de ozônio, responsável por proteger a Terra contra a radiação solar.
Em caso de vazamento, pode-se completar a carga de fluido refrigerante durante o serviço de manutenção sem a remoção de todo o produto (fluido refrigerante), desde que o sistema esteja com Suva® 410A e que a carga seja feita na fase líquida.
Evite a contaminação/mistura do R410A com outros gases. ... Medidores, mangueiras e mani- folds existentes para R22 não podem ser usados para o R410A. A pressão segura de trabalho, em equipamentos usados com R22, não é alta o suficiente para suportar a pressão.
A principal diferença entre o manifold analógico e o digital é a precisão de informações. Como todo produto digital, o manifold tem as informações apresentadas com mais detalhe e com melhor leitura. Se você procura por um aparelho mais moderno, pode optar pelo digital.
O produto é usado como gás refrigerante em casa, industrial e comercial, sistema de ar condicionado. Ele também pode ser usado como propelente de aerossóis para pesticidas e tinta, ou fogo-extinguindo o agente.
R-22 Os gases mais comuns utilizados para refrigerar o ar são o R-22 e o R-410a. Eles se transformam em líquido e depois, novamente, em gás dentro do sistema do seu aparelho.