A declaração retificadora substitui integralmente a original e, portanto, deve conter todas as informações anteriormente declaradas com as alterações e exclusões necessárias, bem como as informações adicionais, se for o caso. Ao mandar uma declaração retificadora à Receita Federal, será gerado um novo número de recibo.
Abra a declaração original que deseja retificar e vá até a ficha Identificação do Contribuinte. À pergunta "Que tipo de declaração você deseja fazer?", responda "Declaração retificadora". Em seguida, informe o número do recibo da declaração a ser retificada e apenas altere os dados errados ou acrescente os faltantes.
Não há limite de retificações e o contribuinte pode fazer o procedimento no prazo de até cinco anos após a entrega da declaração, mas é importante ressaltar que para retificar a declaração ela não pode estar sob análise da Receita Federal — nesse caso não é possível alterar ou adicionar dados.
De acordo com o coordenador editorial da consultoria IOB, Edino Garcia, não existe um limite oficial de quantidades de retificaçõesque o contribuinte pode fazer. A pessoa pode retificar quantas vezes ela achar necessário, explicou.
Quantas vezes é possível retificar? Não existe um limite oficial limitando o número de retificações da declaração. O contribuinte pode retificar a declaração quantas vezes ele achar necessário — e se estiver dentro do prazo, que vai até o fim de maio, também pode alterar o formato de tributação quantas vezes quiser.
É sempre preciso cuidado ao preencher os dados para não correr o risco de cair na malha fina. Qualquer rendimento não declarado ou declarado incorretamente faz a declaração ficar retida com a Receita.
O prazo para retificar o Imposto de Renda 2021 para quem entregou a declaração com erro ou se esqueceu de incluir alguma informação é de até cinco anos após o envio original. Você não apenas pode, como deve retificar uma declaração já processada.
Erros e inconsistências na declaração podem gerar multas e, no limite, as fraudes podem até mesmo levar o contribuinte a ser indiciado por crime tributário. "A legislação do Imposto de Renda prevê multas para contribuintes que cometem infrações ao declarar.