Relações de Produção é um conceito elaborado por Karl Marx e que recebeu muitas definições e utilizações posteriores. Resumidamente, as relações de produção são as formas como os seres humanos desenvolvem suas relações de trabalho e distribuição no processo de produção e reprodução da vida material.
Resposta:as forças produtivas vai modificando a relaçõesde produção, até que, num determinado nível do seu desenvolvimento, as forças produtivas entram em contradição com as relações de produção (sociais e técnicas ) existentes.
No caso da sociedade, a contradição que a move, segundo Marx, é a que ocorre entre as forças produtivas e as relações de produção, e sua causa reside no desenvolvimento das forças produtivas. ... 10 Em uma versão simplificada, isso quer dizer que "é a sociedade que determina o indivíduo e não o contrário".
O trabalho é muito mais importante para a produção. O modo de produção capitalista usa o dinheiro para comprar mão de obra e combina essa mercadoria com outros insumos, como terra, matérias-primas, etc., para produzir novos bens e serviços.
As forças produtivas são as edificações e os meios utilizados no processo de produção: meios de produção, de um lado, e força de trabalho, de outro. Os meios de produção são recursos produtivos físicos: ferramentas, maquinaria, matéria- -prima, espaço físico etc.
As forças produtivas são, por conseguinte, os elementos que o homem transforma através do trabalho para gerar os bens de que necessita para a sua subsistência/sobrevivência. ... O conceito foi alcunhado pelo marxismo e está associado à produção da vida material.
Segundo Marx, permanece aqui uma "oposição" e uma "colisão" entre a constituição e o poder legislativo. Essa colisão foi por ele compreendida como uma "contradição", cuja forma de desenvolvimento e de resolução foram concebidas por Hegel como mudança gradual da constituição4 (MARX, 1982a, p. 59-60).
São constituídos pelo objeto sobre o qual se trabalha e por todos os meios de trabalho necessários à produção (instrumentos ou ferramentas, máquinas, oficinas, fábricas, etc.) Existem 7 modos de produção: Primitivo, Asiático, Escravista, Feudal, Capitalista, Socialista e Comunista.
O modo de produção de uma sociedade é formado por suas forças produtivas e pelas relações de produção existentes nessa sociedade. Portanto, o conceito de modo de produção resume claramente o fato de as relações de produção serem o centro organizador de todos os aspectos da sociedade.