Os tornados são fenômenos tipicamente continentais, sua formação ocorre através da chegada de frentes frias em regiões onde o ar está mais quente e instável, favorecendo o desenvolvimento de uma tempestade, que, por sua vez, impulsiona a formação desse tipo de ciclone.
Os tornados são observados em todos os continentes, exceto na Antártida. No entanto, a maioria dos tornados no mundo ocorre no "Corredor dos Tornados" ou, em inglês, Tornado Alley, uma região dos Estados Unidos, embora possam ocorrer quase em qualquer lugar na América do Norte.
O processo de formação de um tornado é bastante complexo e envolve diversos fatores. ... Tal situação (o aumento da velocidade do vento com a altitude) é denominada "cisalhamento" vertical, e constitui um dos ingredientes fundamentais para a formação dos tornados.
A melhor proteção individual é constituída por abrigos subterrâneos, como um porão, já que o efeito de sucção dos tornados só ocorre a partir da superfície do solo. Se a sua residência não tem porão, fique em corredor interno e deitado próximo ao chão.
O Brasil é um dos países mais propícios para formação de tornados, perdendo apenas para os Estados Unidos e Argentina, pois o país faz parte do Corredor dos tornados da América do Sul. ...
Os tornados são fenômenos tipicamente continentais, formados através da chegada de frentes frias em regiões onde o ar está mais quente e instável, favorecendo o desencadeamento de uma tempestade, que, por sua vez, impulsiona a formação desse tipo de ciclone.
Os meteorologistas dizem que tanto os tornados como os furacões são vórtices atmosféricos, ou seja, fortes redemoinhos de ar. Apesar de os dois fenômenos climáticos serem redemoinhos de ar, tornados e furacões têm pouca coisa em comum.
Os ciclones formam-se devido à movimentação do ar gerada em uma área de baixa pressão atmosférica. Essas áreas apresentam, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, pressão atmosférica inferior às que as circundam. Os ventos nessas áreas sopram para dentro e diferem-se em cada hemisfério.
Como qualquer chuvinha, o furacão se forma a partir da evaporação de água para a atmosfera. ... A evaporação de água também ocorre em grandes proporções, numa área de centenas de quilômetros, e em condições especiais: no meio dos oceanos, em regiões de águas muito quentes e ventos calmos.