Caso o saltador pise ou ultrapasse a linha demarcada, o salto é invalidado. Logo, o atleta desperdiça uma de suas chances de obter uma boa colocação. Quando isso ocorre, diz-se que ele "queima o salto".
No desporto, uma falsa partida ou queimar a largada é um movimento efectuado por um participante de uma prova, antes (ou em alguns casos depois) do sinal de partida.
Se houver três falhas seguidas, como derrubar a barra ou ultrapassar a faixa de delimitação no chão, o atleta é eliminado da prova. O impulso deve ser dado com um só pé.
Regras. O salto deve ser dado após uma corrida numa raia marcada no chão, com o atleta saltando o mais longe possível dentro de uma caixa de areia ao fim dela. O salto é invalidado caso o atleta pise no final da tábua de impulsão, que geralmente é marcado por uma listra vermelha, colocada exatamente no início da caixa.
O salto em altura é uma especialidade do atletismo que consiste em ultrapassar, sem derrubar, uma fasquia apoiada em duas barras que estão colocadas a uma distância de cerca de quatro metros uma da outra.
Técnica e regras O Salto Triplo é uma combinação de três saltos sucessivos que terminam com a queda numa caixa de areia. A prova inicia-se com uma corrida de impulso.
Quando um dos corredores queima a largada, a prova é interrompida com um sinal sonoro. Os juízes então verificam as informações do sistema, descobrem o atleta responsável pela infração e o eliminam, com cartão vermelho. Não há segunda chance: uma falha é o suficiente para a desclassificação.
Explicação: O atleta "pode" queimar a largada (também chamada de falsa partida) apenas uma vez para que não seja desclassificado da prova. Na primeira ele recebe um cartão amarelo (alerta), e na segunda já é a desclassificação.
Caso não consiga ultrapassar a altura ou combinação de alturas estipuladas em três tentativas, o atleta está eliminado. Se os competidores acabarem empatados numa determinada altura, vence aquele que levou menos tentativas para conseguir a última marca.
Seis erros que você deve evitar em treinos e provas