Se a criança desenha um mundo perfeito (com traços benfeitos de uma casa, da família completa, de gente sorrindo…), é bem provável que ela esteja recebendo todo amor e carinho de que precisa.
Funciona como uma expressão materializada de desejos e sentimentos que mostram o fluxo atual da criança. Os desenhos de Psicologia servem como um dos guias para entender como o jovem se sente em relação ao mundo.
O desenho faz a criança conhecer os próprios sentimentos. É através dele que ela coloca pra fora suas percepções de mundo, suas sensações. E isso elas fazem muito melhor do que nós, adultos, que estamos mais preocupados com o resultado e com a forma do que com o processo em si.
O Sol: O sol se for desenhado do lado esquerdo do papel, pode ser a representação da influência da mãe na vida da criança. Quanto mais forte for os seus raios, há mais perigo de que a mãe queira impor a sua vontade em controlar tudo. O sol desenhado à direita do papel, mostra a percepção da criança com o pai.
Como regra geral, a ordem que a criança segue ao desenhar membros de sua família indica a importância que cada pessoa tem para ela. Quase sempre, a figura que ela primeiro pinta é aquela que ela mais se identifica e com quem se sente mais segura e amada.
O desenho é essencial para o desenvolvimento infantil, além de ser uma atividade muito divertida, é uma forma de comunicação. É por onde a criança expressa seus sentimentos, suas idéias e suas vontades, sobretudo quando ela ainda não consegue se expressar por meio da linguagem oral e escrita.
Os padrões rígidos, chanfrados e desenhados com traços firmes indicam poder, determinação, força de vontade. Se no desenho aparecerem muitas setas, pode indicar também agressividade. ... As formas redondas, juntamente com a intensidade do desenho, mostram que o seu autor é uma pessoa emocional e criativa.
1. Linguagem adequada ao imaginário infantil. Desenhos adequados ao público infantil são ótimos em se comunicar com os pequenos e pequenas. Com uma linguagem simples e divertida, os desenhos se adequam ao imaginário das crianças, que se envolvem e se identificam com as histórias e seus personagens.
Estágio do Rabisco Geralmente dura dos dezoito meses aos três anos. Nesse momento seu filho só está fazendo movimentos gráficos divertidos, eles não tem o intuito de representar alguma coisa especifica e de explorar materiais diferentes.