No sistema adensado, as plantas desenvolvem intensa concorrência entre si, modifi- cando consideravelmente o hábito de crescimento, que se tornam precoces em relação ao sistema convencional.
O algodão tradicional tem uma janela que vai de dezembro a meados de julho (plantio/colheita). No adensado este ciclo ocorre entre fevereiro e meados de julho. Além disso, como o número de plantas por hectare é maior, o uso de recursos hídricos acaba sendo otimizado.
O algodão adensado é indicado em casos onde há a possibilidade de colheita adequada, quando há disponibilização de cultivares adaptadas fenologicamente à esta mudança de espaçamento e quando produtores buscam menores custos de colheita para diminuir seus custos produtivos finais, além de obter maiores produtividades.
Considera-se lavoura adensada quando o espaço livre L entre as linhas de cafeeiros é igual a zero ou inferior a 20cm. A distância entre as covas na linha pode variar desde 1m até 1.5m para covas de duas plantas, ou de 0.5m a 1m para covas de uma planta, dependendo da cultivar e local.
A principal vantagem do sistema adensado consiste na obtenção de altas produções de café em curto prazo, que tende a cair à medida que o cafeeiro se desenvolve e aumenta a competição entre as plantas, sendo necessário, a partir daí, o uso da poda.
A colheita mecanizada do algodão permitiu melhor rendimento operacional comparado com a antiga colheita manual. As perdas na colheita dessa cultura podem variar desde o ponto de maturação, devido a seu hábito de crescimento indeterminado, até as regulagens das máquinas utilizadas.
Normalmente no Brasil o espaçamento vai de 0,7 a 0,9 metros, sendo comum o espaçamento de 0,76m. Depois de inserir esses dados, você terá automaticamente os valores de plantas/hectare e a Estimativa da produtividade de algodão em caroço.
Nas lavouras adensadas ocorre rápido fechamento das plantas nas entrelinhas e consequente dificuldade de manejo.