A junção dos dois fenômenos, eclipse lunar e superlua, causa a Lua de Sangue. ... O sol emite luzes de todas as cores, mas quando a Lua está próxima da Terra, apenas as cores de baixa frequência, como o vermelho, são refletidas da atmosfera terrestre para o nosso satélite natural, o que torna a Lua vermelha.
Eclipse lunar total Na fase cheia, o fenômeno é chamado de Lua de Sangue. O apelido surge por conta da coloração avermelhada que o astro ganha devido à penumbra da luz solar. Todo ano, ocorrem de dois a sete eclipses visíveis da Terra, entre os solares e o lunares.
A próxima (e última) "Superlua" de 2021 deve aparecer no dia 24 de junho. Já a "Lua de Sangue" vai demorar um pouco mais, podendo ser novamente vista apenas em .
A previsão é que o eclipse comece 5h12 (horário de Brasília). Ele deve durar cerca de 3 minutos e 51 segundos. Este é o primeiro eclipse solar de 2021 e o único anular do ano.
O fenômeno é ocasionado pela dispersão da luz. Como a Lua não tem luz própria, ela reflete a luz do Sol, que é branca – resultado da soma de todas as cores. Quando atravessa a atmosfera do nosso planeta, a luz refletida pela Lua se dissipa pelo ar. ... Nesse processo, perde boa parte de sua cores azul e verde.
Esse fenômeno astronômico surpreendente acontece quando o Sol, a Terra e a Lua ficam em um alinhamento exato no qual a sombra do nosso planeta cobre totalmente a Lua.
10 de junho de 2021 O eclipse solar de 10 de junho de 2021 será um eclipse anular visível no Canadá, no Ártico, na Europa e na Rússia.
26 de maio Já a "lua de sangue" poderá ser vista em qualquer lugar. A madrugada desta quarta-feira, 26 de maio, será especial. Vai ocorrer o primeiro eclipse lunar de 2021, que também será uma superlua e uma "lua de sangue".
O eclipse lunar de 15 de abril de 2014 foi um eclipse total, o primeiro de dois eclipses lunares do ano.
O eclipse começa às 6h47, no horário de Brasília. A fase da umbra – quando a sombra do Sol começa a ser observada na Lua –, tem início às 7h44. Às 8h11, o satélite estará na fase total máxima, até as 8h25: 14 minutos. A fase parcial segue até às 9h52 e tudo termina às 10h49.