De acordo com a doutrina cristã, a santificação é o processo de tornar algo ou alguém santo, ou seja, que possui santidade. A santidade se trata da separação e da renúncia daquilo que é considerado impuro, mau ou profano, a partir da dedicação a uma vida de devoção e consagração total a Deus.
Santificação (ou em sua forma verbal, santificar) significa literalmente o processo pelo qual se separa algo ou alguém para um uso ou um propósito religioso, ou seja, tornar sagrado ou consagrar.
A santidade verdadeira só virá quando você dedicar sua vida completamente a Deus....Pertença a Deus e seja ávido pela santidade.
Bendito, celebrado. 3. Que se tornou santo.
A vida de Cristo não foi um exemplo para nos esforçarmos para replicar, foi vivida em nosso lugar para que o que é verdade sobre ele seja verdade sobre nós. É disso que se trata o "santifica-os na verdade". É sobre Cristo viver uma vida santa, e assim, através da sua santidade, nós somos santos.
Kidush Hashem (do hebraico קידוש השם Santificação do Nome [de Deus]) é um preceito do Judaísmo que deve ser cumprido por todo judeu como expresso na Torá : "Para a santificar o Seu Nome" (Levítico 22:32). ... Disse-lhes não haver outra saída a não ser a morte Al Kidush Hashem, o suicídio para santificar o Nome do Eterno.
A salvação é graça. ... A Bíblia diz em Efésios 2.8-9: "Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isso não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie". A salvação que Jesus Cristo oferece ao homem é pela graça. Graça é tudo o que eu preciso, mas não mereço.
A santidade de Deus: i. A ideia básica que se destaca na santidade de Deus é a de Sua unicidade e distinção, Sua qualidade em ser único, Sua diferenciação de tudo o mais que existe; Aquele que não pode ser confundido com nenhuma outra coisa, principalmente com os falsos deuses (Êx 15:11).