Normalmente, a língua fica com esse aspecto branco por conta da saburra lingual. Ela é formada por bactérias e células mortas que se desprendem da parte interna da boca. Essa combinação de resíduos acaba refletindo em outros problemas bucais, como o mau odor proveniente da halitose.
Uma língua pálida e lisa pode ser causada por anemia por deficiência de ferro ou por anemia perniciosa, que é causada por uma deficiência de vitamina B12 . Uma língua vermelha como morango pode ser o primeiro sinal de febre escarlatina ou, em crianças pequenas, um sinal da doença de Kawasaki .
Iniciando o diagnóstico É considerada a cor, forma, umidade e mobilidade lingual; assim como a cor e qualidade da saburra. A língua de compleição normal deve ser vermelha-clara, brilhosa, úmida, média, sem envelhecimento e com movimentos ágeis. A saburra deverá ser pouco espessa e de cor clara.
O que fazer: deve-se fazer uma higiene bucal adequada, escovando os dentes e a língua, pelo menos, 2 vezes por dia e utilizar um enxaguante bucal para evitar o desenvolvimento de bactérias.
A língua rachada não tem causa específica e, por isso, não existe um tratamento específico, sendo apenas recomendado que a pessoa tenha boa higiene bucal, escovando os dentes regularmente, usando fio dental e limpando muito bem a língua para remover o resto de alimentos que possam ter ficados acumulados nas fissuras e ...
"Um dos primeiros sinais é a atrofia da língua. Ela fica lisa, parece perder as papilas", descreve a estomatologista Fernanda Salum, professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Diante de uma anemia, também é comum o indivíduo se queixar de ardência e sensação de queimação na hora de comer.