Refere-se ao líquido ascítico ou fluido ascítico como sendo um líquido presente em quantidade anormalmente aumentada na cavidade abdominal.
As células da serosa segregam fluido seroso, claro e muito pouco espesso, que lubrifica as superfícies das camadas visceral e parietal, de maneira que estas deslizam uma sobre a outra facilmente. Este facto permite a redução da fricção dos órgãos entre si e com as paredes da cavidade do corpo.
Membranas Serosas e Células Serosas Revestem as cavidades gerais do corpo como coração (pericárdio), pulmão (pleura), tubo gastrintestinal (peritôneo). As células serosas têm como exemplo típico a célula pancreática e a célula caliciforme.
adjetivo Que se refere ou pertence ao sangue: líquido hemático. [Medicina] Que age sobre o sangue.
Os líquidos cavitários são classificados em pleural, pericárdico, peritoneal e celomático, por estarem em cavidades fechadas e revestidos por duas membranas serosas: a parietal, que reveste a cavidade, e a visceral, que reveste a superfície dos órgãos.
Cavidade Pericardial Aproximadamente 20-30 ml no volume, este líquido soroso actuam como um lubrificante e minimizam a fricção entre o epicardium e a camada parietal enquanto os músculos de coração expandem e contratam com a batida do coração.
Ao acúmulo patológico de líquido no interior das cavidades pleural, peritoneal e pericárdica, se dá o nome de efusão cavitária.
A célula mesotelial pleural é uma célula bastante diferenciada não apenas por suas particularidades de recuperação ou degeneração neoplásica mas, também, pela múltipla capacidade funcional, que tanto pode envolver um papel imunorregulador como fagocítico1.