Os PRR (Receptores de Reconhecimento de Padrões) são moléculas presentes na superfície de fagócitos, como também solúveis no sangue e fluídos extracelulares, capazes de reconhecer os PAMPs e DAMPs (vistos no post anterior). ...
O sistema imune inato reconhece moléculas padrões presentes nas bactérias assim como moléculas padrões de fungos e de demais microrganismos. ... A ativação dos PRRs pelos PAMPs resulta na ativação das células com produção de mediadores inflamatórios e moléculas microbicidas.
PAMPs (Padrões Moleculares Associados a Patógenos) são substâncias microbianas (características de patógenos) que estimulam a imunidade inata. ... Essas moléculas (PAMPs, DAMPs e VAMPs) são reconhecidas por PRRs (Receptores de Reconhecimento de Padrões), expressas por fagócitos e outros tipos celulares, e ligam-se a eles.
Dentre os PRRs amplamente estudados destacam-se: Toll-Like Receptors (TLRs), C-type Lectin Receptors (CLRs) (localizados na membrana plasmática ou membrana endossomal), Nod-Like Receptors (NLRs), Aim-Like Receptors (ALRs) e RIG-Like Receptors (RLRs) (localizados no citoplasma) (2).
Os receptores capazes de reconhecer agentes patogênicos, são denominados receptores de reconhecimento de padrões (RRP) (Newton and Dixit 2012) e conseguem reconhecer estruturas presentes nos patógenos denominados padrões moleculares associados a patógenos (PAMPs), ou até podem chegar a reconhecer dano; nesse último ...
Os PAMPs são estruturas moleculares evolutivamente conservadas, presentes nos microorganismos, que têm uma função essencial para a vida do microorganismo. São exemplos de PAMPs, o ADN bacteriano, os componentes da parede bacteriana como lipopolissacarídeos (LPS) e ácido teicóico, o ARN viral, entre outros.
Moléculas tais como lipopolissacarídeos, resíduos de manose e ácidos teicoicos, comumente encontradas na superfície de microorganismos, constituem Padrões Moleculares Associados a Patógenos (PAMPs) e ativam a resposta imune inata, por interação com diferentes receptores conhecidos como Receptores de Reconhecimento de ...
O Pampa também abriga um ecossistema bastante rico, com muitas espécies endêmicas, que só ocorrem na região, como o sapinho-de-barriga-vermelha (Melanophryniscus atroluteus. ... Trata-se de um patrimônio natural, genético e cultural de importância nacional e global.
Receptores de reconhecimento de padrões ou RRPs (do inglês Pattern recognition receptors ou PRRs) são proteínas, geralmente localizadas na membrana plasmática das células, capazes de reconhecer os padrões moleculares associados a patógenos (PAMPs).