Adjetivo. 1. Escolhido, preferido: O povo de Israel considerava-se o povo eleito. 2.
A ideia da eleição de Israel encontra-se principalmente nos livros da Torá. ... A eleição condicional descarta as noções de superioridade ou santidade ine- rentes ao povo de Israel. É um conceito que pertence a um Israel idealizado, definido pela total sub- missão a Deus e pelo cumprimento perfeito de seus mandamentos.
O Novo Testamento chama Jesus de "Filho Único de Deus" João 1:8, I João 4:9), "Seu próprio Filho" Romanos 8:3).
Depois de 400 anos de escravidão, os israelitas foram libertados por Moisés, que, segundo a narrativa bíblica, foi escolhido por Deus para tirar seu povo do Egito e levá-los novamente à Terra de Israel, prometida a seus antepassados (cerca dos séculos XIII e XII AEC).
Diferença entre Eleito e Escolhido escolhido aprovado selecionado aclamado aplaudido eleito ovacionado proclamado designado apontado nomeado fino predestinado preferido seleto separado favorito predileto protegido valido fadado santo dileto elegido mais...
Predestinação tem como escopo a responsabilidade do cristão no Reino de Deus. E por último, o terceiro capítulo, que tem como conteúdo o significado do Livre Arbítrio e seus poderes para as dimensões de uma cristandade livre e responsável.
Na teologia protestante, eleição é considerada como um dos elementos da predestinação, em que Deus escolhe alguns indivíduos para serem salvos previamente desde a fundação de tudo, antes mesmo do homem pecar. Os eleitos receberão misericórdia, e aqueles que não forem eleitos receberão a justiça ou ira de Deus.
A Bíblia mostra que o Deus de Israel lançou as dez pragas do Egito, uma a uma, na tentativa de convencer Faraó a mudar seus planos. Toda praga que Deus lançava sobre o Egito, Faraó afirmava que iria libertar os hebreus, depois mudava de ideia e voltava atrás.