O cálculo para saber a duração do ciclo menstrual é bem simples: seu ciclo começa no primeiro dia da menstruação e termina (renova) no primeiro dia da próxima, no mês seguinte. Por isso, ele é chamado de ciclo, pois o fim de um significa o início de outro.
Em um ciclo de 28 dias, a ovulação normalmente acontece próximo ao dia 14, justamente na metade do ciclo. O período fértil inclui este dia em especial, mais três dias antes e três dias depois.
O ciclo menstrual geralmente dura cerca de 28 dias e é dividido em 3 fases, de acordo com as alterações hormonais que ocorrem no corpo da mulher durante o mês. A menstruação representa os anos férteis da vida da mulher, que se iniciam na adolescência e duram até a menopausa.
Para identificar o período fértil, a mulher com ciclo regular de 28 dias deve contar 14 dias a partir da data em que veio a última menstruação, pois a ovulação acontecerá entre 3 dias antes e 3 dias depois dessa data, que é o que se considera ser o período fértil da mulher.
Para simplificar, pegue o exemplo de uma mulher com o ciclo de 30 dias. Sua ovulação deve ocorrer no 16º dia e, consequentemente, tendo seu período fértil ocorrendo entre o 11º e o 16º dia do ciclo menstrual. Já uma mulher com o ciclo menstrual de 28 dias, tende a ter sua ovulação ocorrendo no 14ª dia.
É normal que o ciclo varie entre 25 e 35 dias de mulher para mulher, mas quando ocorrem ciclos menores ou maiores que esses, é um indicativo de algum problema de saúde como ovários policísticos ou disfunções na tireoide.
Estrogênio aumenta e assim o óvulo é preparado para ser liberado. A fase proliferativa: depois da menstruação, o tecido uterino se reconstrói. Ovulação: a liberação do óvulo do ovário, no meio do ciclo. Estrogênio tem um pico pouco antes, e então abaixa logo depois.
Levando-se em conta a vida média do óvulo e dos espermatozoides, na prática, o período fértil acaba por compreender, em média, os 5 a 6 dias antes da ovulação até o dia seguinte à mesma. As relações sexuais ocorridas dentro das 48 horas antes da ovulação são aquelas com maior chance de gerar uma gravidez.