Para facilitar o entendimento: o dorso equivale à coluna do feto. Já a posição posterior é quando a nuca do bebê está "apoiada" na coluna da mãe, enquanto, na anterior, a nuca está apontando para a sua pelve.
Posição refere-se a se o feto está virado para trás (para as costas da mãe, ou seja, voltado para baixo quando a mulher deita-se sobre as costas) ou para frente (virado para cima).
Ao contrário da placenta anterior, a posterior é fixada na parede próxima às costas da gestante. Também é possível que a placenta esteja fixada à direita ou esquerda do útero.
Posição posterior Também conhecida como posição "costas com costas", é aquela em que a cabeça do feto aponta para baixo e as suas costas estão encostadas às da mãe. Nesta posição, pode ser difícil o feto colocar corretamente a cabeça, o que torna mais difícil a passagem.
Como saber se o bebê virou de cabeça para baixo
SITUAÇÃO: relação do maior eixo do feto (a coluna) em relação ao maior eixo do útero. Quando o maior eixo do feto coincide com o maior eixo do útero, temos uma situação longitudinal.
1A biometria fetal é um exame que mede todo o feto, através dele é possível identificar o processo de desenvolvimento e a idade gestacional. 2O diâmetro biparietal (DBP) é a medida da cabeça do bebê que indica a distância entre os ossos que formam a lateral da cabecinha.
No final da gestação, o colo começa a dilatar e ficar fino, causando a perda do tampão mucoso. A partir disso, a mulher irá notar a saída de uma secreção de muco amarronzado ou avermelhado. — Isso mostra que o trabalho de parto está se aproximando.