substantivo feminino Dança de andamento rápido, em compasso de 2 por 4, de origem polonesa.
Mús Dança em pares, originária da Boêmia no século XIX, em compasso 2/4, que se difundiu, posteriormente, por toda a Europa e foi trazida para o Brasil por descendentes daquela região.
1. Dança originária de Havana (Cuba), a 2/4 e cujo primeiro tempo é fortemente acentuado. 2. Música própria para essa dança.
Originado no batuque africano, o lundu em fins do século XVIII não era ainda uma dança brasileira, mas uma dança africana no Brasil, e começou a ser mencionada em documentos históricos a partir de 1780.
Uma dança rápida aos pares, a polca é um estilo musical que surgiu no Paraguai no século XIX entre os campesinos nos meios rurais devido à influência dos colonizadores espanhóis, recebendo a denominação de "polca paraguaia", para ser orquestrada, precisa de instrumentos como harpa típica paraguaia, o acordeom e o ...
1845 - A polca, dança européia, fez sua introdução no Rio de Janeiro.
Uma modalidade do lundu, a dança de roda, ainda é praticada na Ilha de Marajó e nos arredores de Belém, no estado do Pará, recentemente grupos culturais do entorno do DF reiniciaram essa prática. O lundu na suas origens tinha sistemática simples, a qual ainda podemos observar na dança de roda, sua familiaridade.
Considerado o primeiro gênero musical afro-brasileiro, o Lundu tinha como objetivo o cortejo amoroso entre os casais que se dava numa roda de batuques. ... Essa vertente é a matriz fundamental da nossa música brasileira, sendo o Lundu considerado o gênero que influenciou o samba.
Chéquia A Polca é uma dança popular da Chéquia, da região da Boêmia. No século XIX esta região fazia parte do antigo Império Austro-Húngaro.