1. Pertencente ou relativo a Pitágoras ou à sua doutrina. 2. Partidário da escola de Pitágoras.
O pitagorismo é entendido como a posição metafísica que afirma que a natureza é essencialmente matemática e que o conhecimento implica sempre o uso da matemá- tica. ... Surge, então, o problema de explicar as relações entre uma matemática exata e uma natureza inexata e de como compatibilizar essa incomensurabilidade.
A tabela pitagórica (também chamada de tábua ou tabela da multiplicação) é um quadro de dupla entrada no qual são registrados os resultados das multiplicações, de uma vez um até 10 vezes 10.
A Escola Pitagórica, fundada por Pitágoras, foi uma influente corrente da filosofia grega à qual pertenciam alguns dos mais antigos filósofos pré-socráticos. A mestra de Pitágoras foi Temistocléia, alta profetisa, filósofa e matemática.
A escola pitagórica tinha um código de conduta rígido, acreditava na transmigração das almas e, portanto, que não se devia matar ou comer um animal porque ele poderia ser a moradia de um amigo morto. ... Os pitagóricos imaginavam que os números ímpares tinham atributos masculinos e os pares eram femininos.
Opressor é aquilo ou aquele que impõe força sobre o mais fraco, que causa opressão. ... Pessoas opressoras formam um conjunto social que não permite a livre manifestação, que tem o poder de oprimir e muitas vezes humilhar e diminuir aqueles que se colocam contra o comportamento ou forma de pensamento vigente.
A tabela pitagórica (também chamada de tábua ou tabela da multiplicação) é um quadro de dupla entrada no qual são registrados os resultados das multiplicações, de uma vez um até 10 vezes 10.
A palavra tabuada vem de tábua. ... Pitágoras, filósofo e matemático grego do século VI a.C., criou uma tabela que permite efetuar as operações de multiplicação da tabuada tradicional. O Museu do Cairo guarda um exemplar da invenção, escrita numa tábua de argila. Seria, por assim dizer, a trisavó da calculadora eletrônica.