Os gregos possuíam uma forte tradição oral pautada nas narrativas dos mitos, o que dava conta de construir o pensamento coletivo e sua leitura de mundo. A partir do final do século VII a.C., surge a filosofia como a atitude de explicar o mundo de forma lógica e racional.
A Grécia, dividida em três partes, era povoada por diversos tipos de povos descendentes dos aqueus. ... Pela Mitologia, o povo grego buscava dar respostas às coisas existentes de forma mítica. Assim, as atitudes dos deuses gregos refletiam em muito nas atitudes dos homens. Os deuses influenciavam em tudo na vida dos povos.
Os antigos gregos consideravam a sabedoria uma importante virtude, personificada como as deusas Metis e Atena. ... Para Sócrates e Platão, a filosofia era literalmente o amor pela Sabedoria (philo-sophia).
Portanto a base primordial da Filosofia grega era a busca de um amor pela sabedoria, focando mais o saber para não se tornar um cidadão acomodado. Amar a sabedoria acima de tudo era o objetivo principal, mas buscar uma equiparação entre o amor e a plena sabedoria sem dúvida era o objeto de desejo de todos.
Outro aspecto importante da religião grega era a inexistência de um livro sagrado. As crenças eram difundidas pelos poetas, mas com uma visão não dogmática e sem uma autoridade que teria o direito de proteger os dogmas. Com isso, os filósofos gregos não enfrentaram resistência religiosa à sua liberdade de pensamento.
Investigava o princípio universal, imutável e eterno que gerou todas as coisas e seres: de onde tudo vem e para onde tudo retorna. A Filosofia passa a investigar as questões humanas, deixando de se preocupar apenas com as questões da natureza e suas transformações.
Os antigos filósofos gregos compreenderam de uma maneira justa o panorama dialético geral do mundo, porém, devido ao pequeno desenvolvimento da ciência e da técnica, não foram capazes de interpretar suas diversas particularidades, nem de demonstrar como, baseados em que leis, efetuavam-se esse movimento e essa evolução ...
Na concepção grega, a verdade é alétheia, que significa o não oculto, o não, dissimulado e, como tal verdadeiro, é o que se manifesta aos olhos do corpo e do espírito, é a manifestação do que é ou existe tal como é. O falso é pseudos, o escondido, o encoberto, o dissimulado, parece ser, mas não é como parece.
1-Sabedoria (do latim sapere - que tem sabor, gosto é a condição de quem tem conhecimento, erudição. O equivalente em grego "sofia" (Σοφία) é o termo que equivale ao saber.
Dessa forma, a felicidade está ligada a uma sabedoria prática, a de saber fazer escolhas racionais na vida. É feliz aquele que escolhe o que é mais adequado para si. A razão é a faculdade que analisa, pondera, julga, discerne. ... Para Aristóteles toda escolha exige uma mediania, um equilíbrio entre o excesso e a falta.