Patrício: Significa "patrício", "da mesma pátria", "compatriota", "conterrâneo", "nobre". Assim, patrícios eram os descendentes dos primeiros fundadores de Roma, sobretudo dos senadores (chamados patres conscripti), cuja nomenclatura deu origem ao nome dessa classe da sociedade romana. ...
Os patrícios eram em Roma a classe mais prestigiada, a aristocracia com raízes mais antigas, opondo-se aos plebeus. ... Os patrícios tinham um grande poder também na esfera religiosa, visto que podiam ser hereditários os cargos com maior peso, como o de áugure.
"patrício" em espanhol patrício {adj. m.} patrício {m.}
Os patrícios (em latim: patricius) originalmente eram os cidadãos que constituíam a aristocracia da Roma Antiga, equivalendo a uma forma de nobreza hereditária.
Sendo assim, os patrícios, por tradição, eram os grandes proprietários de terras da antiga Roma. Possuíam, portanto, o controle político e econômico.
Patrícios eram os membros da nobreza romana, podiam participar do senado, portanto eram aqueles que tinham poder de decisão política em Roma. Durante a Monarquia romana podiam vetar as decisões do Rei, durante a República eram eles que controlavam tudo por meio do Senado, por exemplo.
1. adjectivo patricio; aristócrata; patriciano.
É o feminino de Patrício e apresenta como variantes Patricia (sem acento), em espanhol e em inglês, Patrizia, em italiano, e Patrice, em francês. Patrício, na forma Padraig, é um nome muito popular na Irlanda desde o século XVII, o que decorre do fato de São Patrício ser o patrono desse país.
Os patrícios detinham vários privilégios governamentais, dentre eles a isenção de tributos, a exclusiva possibilidade de se tornarem soberanos de Roma e também a de serem magistrados, oficiais e senadores. Desempenhavam altas funções no exército, na religião, na justiça e na administração pública.