a Filosofia da Libertação é "um movimento" e não propriamente uma "escola filosófica", que nasceu no contexto do "boom libertador na América Latina", entre as décadas de 19, quando também se desenvolveu a Teologia da Libertação e a Pedagogia da Libertação, que tem como finalidade elaborar uma fundamentação dos ...
A Filosofia da Libertação foi um movimento filosófico surgido na América Latina, entre os anos 19 (há ainda algumas controvérsias sobre a data), como correlato filosófico da Teologia da Libertação ou da 'Pedagogia do Oprimido'.
A Filosofia da Libertação é um campo da Filosofia que analisa que processos podem tornar um indivíduo oprimido livre. Considerada uma filosofia de Práxis, esse campo é menos interessados questões fundamentais como o que é Liberdade, ou como definir o que é Realidade.
Hoje,a filosofia é muito importante instrumento de libertação do ser humano,pois busca a verdade por meio da verdade. Ela questiona tudo aquilo que impede a visão da Verdade: A)Racional.
A Filosofia da Libertação é exatamente um esforço teórico e político que visa ao reconhecimento dos sujeitos como vítimas desse processo de exclusão; e mais, não apenas o reconhecimento daqueles que oprimem, mas o próprio reconhecimento ou a consciência de sua condição de vítima - o que nos leva à análise da terceira ...
A etnofilosofia, a abordagem que trata a filosofia africana como um conjunto de crenças, valores e pressupostos implícitos na linguagem, práticas e crenças da cultura africana.
Nessa perspectiva, em se tratado da América Latina, ou, pelo menos, para um grande número de pensadores dessa geografia, a expressão "filosofia latino-americana" busca significar não apenas a filosofia de estilo europeu feita na América Latina ou por filósofos com nacionalidade de países latino-americanos, mas a ...
Então podemos dizer que o grande desafio da filosofia da libertação está em compreender a liberdade sob o movimento da sua própria realização, movimento que historicamente limita essa própria liberdade, sob um conjunto de possibilidades situadas.
Então podemos dizer que o grande desafio da filosofia da libertação está em compreender a liberdade sob o movimento da sua própria realização, movimento que historicamente limita essa própria liberdade, sob um conjunto de possibilidades situadas.
A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, e compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe.