A CRISE PARADIGMÁTICA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO Na comunidade científica, inclui crenças, valores, técnicas e teorias partilhadas, sendo influenciado pelos fatores culturais, políticos, econômicos e sociais vigentes.
O paradigma tradicional apresenta em sala de aula um ambiente militarizado, austero, conservador e ritualístico, e com disciplina rígida. A escola tem como função, formar moralmente e intelectualmente o aluno e como compromisso social a reprodução do conhecimento.
É um paradigma construtivista porque compreende o conhecimento como estando sempre em processo de construção, transformando-se mediante a ação do indivíduo no mundo, da ação do sujeito sobre o objeto, de sua transformação.
Assim como os complexos problemas atuais são facetas de uma só crise, os paradigmas emergentes representam partes de um paradigma que surgirá com a premissa de reintegrar o homem à natureza e religar sujeito e objeto, corpo e mente, teoria e prática, ação e reflexão.
Os da modernidade se subdividem nesses outros paradigmas: liberal, social e democrático.
A CRISE PARADIGMÁTICA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO O paradigma representa um padrão a ser seguido no âmbito científico ou social. Na comunidade científica, inclui crenças, valores, técnicas e teorias partilhadas, sendo influenciado pelos fatores culturais, políticos, econômicos e sociais vigentes.