Significado de Apego substantivo masculino Sentimento de afeição, de simpatia por alguém ou por alguma coisa: apego às pessoas, ao dinheiro. Ligação afetiva que se estabelece com; estima: apego aos sobrinhos. Dedicação permanente e exagerada a: apego aos protocolos, às normas. Etimologia (origem da palavra apego).
1. Anunciar (por meio de pregão). 2. [Figurado] Chamar a atenção para.
Ação de grudar-se em alguém ou em algo, unir-se, juntar-se. Apaixonar-se. Tome cuidado para não se apegar muito para que você não sofra depois.
O apego é diretamente relacionado ao medo de perder, à insegurança, à carência afetiva e à desconfiança. Com certeza, esse é um sinal de desequilíbrio emocional e fragilidades que podem ter origem ainda na infância.
O apego emocional respeita a individualidade do outro, incentiva a autonomia de cada um, respeitando seus limites e tempo de assimilação, aprendizado e de mudanças.
A paixão inflama e a pessoa se sente inteira com a outra. Estar apegado é apático (como no apego ansioso ou no desdenhoso e de esquiva). ... Uma pessoa que está apegada, não pode sentir a profundidade do desejo. Na maioria das vezes nem sequer gosta da pessoa, mas eles teme ficar sem ninguém, como no apego temeroso.
O lado bom e ruim do apego O apego exagerado pode gerar uma série de problemas físicos e emocionais, tais como: ansiedade, fobia, medo e depressão. O apego excessivo a alguém, por exemplo, provoca sentimentos de possessividade, ciúme, raiva, desconfiança e medo da perda.
Os bens materiais ajudam a neutralizar a ansiedade e as inseguranças que sofremos em diferentes graus no dia a dia. Quanto mais temos, desencadeamos nas pessoas sentimentos que misturam admiração e inveja.
O apego ao passado é um comportamento de pessoas que vivem mais ancoradas no ontem do que no hoje. Vão guardando lembranças de momentos vividos, e o pior é que muitos desses não são bons assim, bem pelo contrário, são ruins.