A arte rupestre é reconhecida como uma das mais antigas manifestações estéticas do homem ao longo de toda sua história. O termo rupestre vem do francês e significa "gravação" ou "traçado", fazendo referência direta às técnicas empregadas nas pinturas que representam esse tipo de expressão artística.
Figuras rupestres naturalistas Eram representações naturalistas, ou seja, feitas de maneira semelhante ao real, a intenção era de retratar as figuras como eram vistas. Assim, eles criaram desenhos com variedades de cores e nuances, chamadas de pinturas policromáticas.
A arte rupestre divide-se em dois tipos: a pintura rupestre, composições realizadas com pigmentos, e a gravura rupestre, imagens gravadas em incisões na própria rocha. Em geral, trazem representações de animais, plantas e pessoas, e sinais gráficos abstratos, às vezes usados em combinação.
As paredes e tetos das cavernas serviam de telas para aquelas pessoas, que desenhavam animais selvagens e seres humanos em diversas situações. E também faziam desenhos abstratos, com linhas, curvas e espirais. O Homem pré-histórico registrou nas paredes das cavernas suas histórias, religiosidades e simbolismos.
Os desenhos representavam animais e pessoas em cenas do cotidiano, como caça, agricultura e dança, além de eventos como o nascimento de um bebê ou a morte de alguém. Os animais retratados eram aqueles que serviam de alimento ou que atacavam o espaço habitado pelos homens, como bisontes, cavalos, mamutes e cervos.
Expressão artística da Pré-história, a arte rupestre mostra-nos que a complexidade nas técnicas de pintura e escultura é uma característica antiga da humanidade. A representação artística possivelmente foi uma das primeiras formas de expressão utilizadas pelos seres humanos para expor situações vividas no cotidiano.
Arte rupestre é o nome da mais antiga representação artística da história do homem. Os mais antigos indícios dessa arte são datados no período Paleolítico Superior (40.000 a.C.); consistiam em pinturas e desenhos gravados em paredes e tetos das cavernas.
A arte rupestre é compreendida como o amplo conjunto de desenhos, pinturas e inscrições realizadas pelo homem pré-histórico. Geralmente, este tipo de manifestação artística aparece no interior de cavernas e em outras superfícies rochosas cingidas pela marca da presença humana.