Este reservatório ou tanque ficava perto da Porta das Ovelhas, na zona Norte de Jerusalém. Ao redor deste tanque existiam cinco alpendres ou colunatas onde muitos doentes, bem como cegos e coxos, se juntavam aguardando que as águas consideradas milagrosas se agitassem.
Betesda ou Bethesda pode referir-se a: Betesda deriva de duas palavras da língua hebraica: Beth ou Beit = "Casa" e Chéssed = "bondade, benignidade, misericórdia". Significa, portanto, "lugar da misericórdia divina" ou "casa da misericórdia divina".
Bartolomé Esteban Murillo Era uma obra incomparável de autoria do renomado Bartolomé Esteban Murillo, terminada no ano de 1670 e intitulada Cristo Curando o Paralítico no Tanque de Betesda.
Narrativa bíblica De acordo com João, este milagre ocorreu próximo a Porta das Ovelhas, nos Tanques de Betesda; reservatórios que sazonalmente recebiam peregrinos com a supersticiosa intenção de receber as propriedades curativas de suas águas.
O Porta das Ovelhas, conforme citado na bíblia sagrada, Neemias, Capitulo 3, versículo 1 e em João, capítulo 5, versículo 2, é uma localidade ao norte de Jerusalém, por onde as ovelhas eram introduzidas para os sacrifícios por ocasião da Páscoa judaica.
A porta das Ovelhas nos fala da entrada para a vida na igreja. Ninguém pode entrar a não ser por Cristo. ... Agora vejamos o que o próprio Senhor Jesus também nos disse: "Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ela.
Betsaida (casa da pesca, em hebraico) era uma povoação pesqueira a nordeste do Mar da Galileia, situada a alguns quilómetros de Cafarnaum. Um cataclismo, entretanto, erguendo-a, afastou-a do lago. De acordo com o Evangelho de João, os apóstolos Pedro, André e Filipe eram naturais desta povoação (João 1:44).
Misericórdia é um sentimento de compaixão, despertado pela desgraça ou pela miséria alheia. A palavra misericórdia tem origem latina, é formada pela junção de miserere (ter compaixão), e cordis (coração).
A cura deste paralitico foi realizada por Jesus em um tanque chamado Betesda, que em Hebraico significa "Casa de misericórdia". Segundo a crença da multidão de tempos em tempos descia um anjo e agitava as águas, e o primeiro que entrasse no tanque de Betesda era curado de qualquer enfermidade que tivesse.
Relatos bíblicos indicam que Jerusalém recebia um limitado suprimento de água do reservatório de Siloé, a oeste do vale do Cédron, e Ezequias teria protegido este, construindo uma muralha externa para que o reservatório ficasse dentro da cidade. — Isaías 22:11; 2 Crônicas 32:2-5.