Formação orgânica carnosa, composta especialmente por tecido fibroso contráctil, cuja principal função é movimentar o organismo e suas diversas estruturas.
"São músculos que se fixam ao esqueleto e permitem movimentos voluntários, ou seja, que dependem da nossa vontade."
O potencial de ação é propagado por um neurônio que chega até a célula muscular. O espaço entre o neurônio e a célula muscular é chamado de sinapse neuromuscular ou junção neuromuscular. Neste espaço o neurônio que envia o comando ao músculo libera substâncias chamadas de neurotransmissores.
Os músculos esqueléticos são feixes de fibras contráteis organizados em um padrão regular, de modo que, quando visualizadas em um microscópio, aparecem como listras (por causa disso, eles também são denominados músculos estriados ou listrados). Os músculos esqueléticos variam em suas velocidades de contração.
Os músculos são constituídos por tecido muscular e caracterizam-se pela sua contratibilidade, funcionando pela contração e extensão das suas fibras. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.
adjetivo Relativo a músculo, órgão fibroso que, com capacidade para se contrair e alongar, é responsável pela produção da maioria dos movimentos do corpo humano e de outros animais. Composto ou formado por músculos: sistema muscular.
Há os "voluntários" e "involuntários". Os voluntários dependem da ordem que damos para fazer algo e os involuntários não dependem dessa ordem, como acontece com o bater do coração. Alguns dos principais músculos são o trapézio, os tríceps e os bíceps ou os abdominais.
Movimento voluntário é o tipo de movimento que depende da nossa vontade. Em sentido oposto, o movimento involuntário é o movimento que efetuamos independentemente da nossa vontade, como nos reflexos por exemplo.
O controle da musculatura é realizado pelo sistema nervoso, sendo que a precisão de cada movimento pode ser maior ou menor de acordo com a quantidade de unidades motoras (motoneurônio e fibras musculares) envolvida na ação. Os movimentos podem ser divididos em três tipos: voluntário, automático e involuntário.
O que é relaxamento muscular Ele acontece quando há uma diminuição da concentração de cálcio nas células, responsável pela contração das fibras musculares, que ficam nesse estado de tensão devido a algum estímulo nervoso (seja físico ou emocional).