Significado de Proterozoico adjetivo, substantivo masculino [Geologia] Diz-se da ou separação superior das duas maiores seções do Pré-Cambriano com uma duração que está aproximadamente entre os 2, 5 milhões e os 570 milhões de anos.
Características
O éon Proterozoico é a maior subdivisão na escala de tempo geológico, visto que compreende quase metade da existência do planeta. Naquele período, acumulou-se grande quantidade de oxigênio da atmosfera, o que ocasionou o extermínio de espécies anaeróbias.
Neste éon a atmosfera enriqueceu gradualmente em oxigênio abrindo as portas a formas de vida mais complexas e de maior tamanho. ... No Proterozoico os estromatólitos alcançaram sua maior distribuição, formando construções de recifes de milhares de quilômetros de extensão.
A palavra éon significa um intervalo de tempo muito grande, indeterminado. A história da terra está dividida em quatro éons: Hadeano, Arqueano, Proterozoico e Fanerozoico. Com exceção do Hadeano, todos os éons são divididos em eras. ... O período, uma divisão da era, é a unidade fundamental na escala do tempo geológico.
A história da terra está dividida em quatro éons: Hadeano, Arqueano, Proterozoico e Fanerozoico. Com exceção do Hadeano, todos os éons são divididos em eras. Uma era geológica é caracterizada pelo modo como os continentes e os oceanos se distribuíam e como os seres vivos nela se encontravam.
Cada uma das eras geológicas é definida a partir de fatores geológicos, biológicos e também relativos à cronologia dos acontecimentos. A divisão das eras, por exemplo, também é influenciada pela modificação dos continentes, oceanos e seres vivos. A partir disso, então, foram definidas cinco eras diferentes.
Escala de tempo geológico representa a linha do tempo desde a formação da Terra até ao presente, dividida em éons, eras, períodos, épocas e idades, que se baseiam nos grandes eventos geológicos da história do planeta.
O Proterozóico começou há 2,5 bilhões de anos e estendeu-se até 542 milhões de anos atrás. São dessa época rochas como as que formam o Gran Canyon, no Colorado (EUA). Foi uma fase de transição, em que o oxigênio se acumulou na litosfera, formando óxidos, principalmente de silício e ferro.