O complexo QRS representa a ativação dos ventrículos. A seguir, os ventrículos precisam passar por uma alteração elétrica para se prepararem para o próximo batimento cardíaco. Esta atividade elétrica é chamada onda de recuperação, representada pela onda T. Muitos tipos de anormalidades podem ser vistos em um ECG.
Qual é o significado dos intervalos PR e QT do eletrocardiograma?
Intervalo PR = intervalo de tempo entre o início da despolarização atrial e o início da despolarização ventricular. QRS complexo = despolarizaçao dos ventrículos, consistindo nas ondas Q, R e S. Intervalo Q-T = intervalo de tempo entre o início da despolarização ventricular e o fim da repolarização ventricular.
O que é QRS alargado?
A taquicardia de QRS largos é definida como um ritmo com frequência cardíaca superior a 100bpm e cuja duração do QRS é superior a 120ms. Pode corresponder a uma taquicardia de origem supraventricular ou ventricular, sendo que esta diferenciação tem importantes implicações terapêuticas e prognósticas.
Qual a classificação do QRS?
Em certos artigos de My EKG usamos essa classificação para facilitar a compreensão, por ser uma maneira simples de diferenciar as diferentes morfologias do complexo QRS. Rs: onda R alta, seguida por uma pequena onda S. No eletrocardiograma normal, é encontrada em precordiais de V4 a V6, e nas derivações periféricas, exceto em aVR.
Qual o local de origem do QRS?
No entanto, como o local de origem na TV influencia a duração do QRS, uma duração inferior ao acima citado poderá ocorrer quando o foco é no septo interventricular (SIV) ou perto deste.
Quais são as morfologias do QRS?
Outras morfologias: como você entender, há muitas mais morfologias do QRS, só mencionamos as mais frequentes e importantes, mas também podemos ver rSr', QR, qR, qRS, qrS, entre outras. Se você gostou... Compartilhe.
Quais são os critérios de taquicardia de QRS largos?
Desde 1978, vários critérios têm sido propostos para diferenciação de taquicardia de QRS largos. A maioria dos critérios baseia‐se na presença de dissociação AV e na duração, eixo e morfologia dos complexos QRS. As ondas P podem ser difíceis de reconhecer numa taquicardia de complexos largos.