O preparo superficial e a pressão dos pneus e dos discos da grade sobre o solo adensam a camada subsuperficial e formam "pé-de-grade", com 5 cm ou mais de espessura, o que dificulta o crescimento das raízes e favorece a erosão laminar. Normalmente, são necessárias duas passagens de grade aradora.
Geralmente o pé-de-grade forma-se quando o agricultor usa, continuamente, durante alguns anos a grade ou arado para o preparo do solo. ... Com esse impedimento, a água passa a se acumular sobre a camada e passa a encharcar o solo podendo gerar então escoamento superficial, o grande gerador da erosão.
O uso da grade levou à formação de camada mais compactada abaixo da profundidade de atuação do implemento, aumentando os valores de densidade do solo e reduzindo os de porosidade total. O comporta- mento do preparo alternado com arado e grade, nestas camadas, foi semelhante ao do preparo com grade.
Taissituações têm contribuído para a formação de duas camadas distintas: uma camada superficial pulverizada e outra subsuperficial compactada (pé-de-grade ou pé-de-arado). Basicamente, existem dois grupos de problemas resultantes da compactação do solo. Um deles dentro do perfil de solo e o outro, na superfície.
As grades são formadas por discos de corte montados em eixos,que acompanham o sentido do equipamento de tração. Para a penetração dos discos no solo as grades possuem estruturas pesadas podendo chegar a 130 Kg em cada disco.
Ajuste de regulagens de gradesModeloDiâmetro do disco (polegadas)FinalidadeLeve20 a 24Operações de acabamento de solo como nivelamento, destorroamento e recobrimento de sementes.Ultra-Leve18Eliminação de ervas daninhas em pequenas profundidades, redução do tamanho dos torrões e recobrimento de sementes.
Causas da compactação do solo a necessidade de máquinas cada vez mais pesadas – visando aumentar o rendimento operacional; trânsito nas lavouras em épocas de alta umidade do solo; a mais importante: produção insuficiente de palha e ausência de rotação de culturas efetiva nos sistemas de produção.
Como é a Fabricação do Piso Grade? O piso grade é fabricado por meio de um processo chamado de MIG ou eletrofusão, onde o piso grade conseguirá atender de forma plena todas as diversificadas exigências do mercado, considerando sua destinação correta de uso.
Grade é um implemento agrícola geralmente acoplado a tratores, utilizado na descompactação do solo no controle de plantas daninhas e na incorporação de insumos agrícolas. ... Para a penetração dos discos no solo as grades possuem estruturas pesadas podendo chegar a 130 Kg em cada disco.
O arado de aiveca apresenta as seguintes vantagens: - possui uma melhor penetração no solo; - o preparo é em maior profundidade, rompe-se camadas mais compactadas; - melhora a capacidade de infiltração de água; - melhora o desenvolvimento radicular; - aumenta a capacidade de aeração; - melhora e aumenta a inversão da ...