1– A Moeda corrente pode ser definida como o dinheiro utilizado em um território. Ou seja, é o tipo de dinheiro que vale dentro de um país; e em geral a moeda é emitida e controlada pelo governo do país, que é o único que pode fixar e controlar seu valor.
Sendo assim, cada país possui uma nomenclatura própria para a moeda corrente de seu território. Libra, euro, dólar, real são exemplos conhecidos.
Moeda é o conjunto de ativos da economia usados regularmente pelos agentes econômicos para comprar bens e serviços uns dos outros. Sendo assim, a moeda inclui apenas os poucos tipos de ativos que são regularmente aceitos por vendedores e compradores em suas transações.
Atualmente, os tipos de moeda podem ser classificados das seguintes maneiras.
Também conhecida como moeda bancária. Consiste nos depósitos à vista existentes nos bancos ou outras instituições creditícias, normalmente movimentados por intermédio de cheques, representando estes um instrumento de circulação da moeda bancária. Cheques-papel e eletrônicos. ...
O símbolo do Euro (€) representa a unidade monetária oficial utilizada em alguns dos países membros da União Europeia. A área abrangida pelo uso desta moeda única é conhecida por Zona Euro.
Esta lista contém as 182 moedas atualmente oficialmente ou de facto em circulação nos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas, num membro observador da mesma, em nove Estados parcialmente reconhecidos, num Estado não reconhecido e em 33 territórios dependentes.
Como funções principais da moeda, podem ser citadas: 1) Instrumento de troca; 2) Unidade de medida: a moeda tem capacidade de comparar e agregar o valor de mercadorias diferentes; 3) Reserva de valores.
Podemos distinguir entre dois tipos de moeda: moeda-mercadoria e moeda fiduciária. Moedas-mercadoria são aquelas que possuiriam algum valor mesmo que não fossem utilizadas como moeda. Diferentes mercadorias valiosas – metais preciosos, sal, gado, etc. – já foram usados como moeda ao longo da história.
*Moeda escritural – total de depósitos à vista nos bancos. Fonte: Lacombe (2004). *Moeda manual – é o papel-moeda emi- tido pelos governos e carregado pelos indivíduos. ... M1: inclui o dinheiro (papel-moeda) em poder do público e os depósitos à vista (ou moeda escritural).