O mansplaining acontece quando um homem explica coisas óbvias à mulher, muitas vezes com um tom paternalista, como se ela não fosse intelectualmente capaz de entender algo. ... O manterrupting acontece quando homens interrompem falas de mulheres.
Feminismo é um movimento social por direitos civis, protagonizado por mulheres, que desde sua origem reivindica a igualdade política, jurídica e social entre homens e mulheres. Sua atuação não é sexista, isto é, não busca impor algum tipo de superioridade feminina, mas a igualdade entre os sexos.
É um comportamento muito comum em reuniões e palestras mistas, chamado de "manterrupting". A palavra é uma junção de "man" (homem) e "interrupting" (interrupção). Traduzindo: "homens que interrompem".
O termo mansplaining foi inspirado pelo ensaio da escritora Rebecca Solnit, chamado "Os Homens Explicam Tudo Para Mim", de 2008. No mesmo ano, o termo apareceu pela primeira vez na rede social LiveJournal, se popularizando entre blogueiras feministas.
Feminismo é um conjunto de movimentos políticos, sociais, ideologias e filosofias que têm como objetivo comum: direitos equânimes (iguais) e uma vivência humana por meio do empoderamento feminino e da libertação de padrões patriarcais, baseados em normas de gênero.