Mangá é o nome dado às histórias em quadrinhos de origem japonesa. A palavra surgiu da junção de dois vocábulos: "man" (involuntário) e "gá" (desenho, imagem). Ou seja, mangá significa literalmente "desenhos involuntários".
A palavra "anime" no Japão refere-se a "todas as produções animadas" enquanto no Brasil significa "gênero de desenhos animados de origem japonesa". A Origem da palavra pode ter vindo de origem inglesa Animation (animação) ou da palavra francesa animé (Animado).
A passagem da produção dos quadrinhos para os desenhos animados nos EUA chamou a atenção dos japoneses e, em 1967, foram produzidos os primeiros desenhos animados criado por japoneses. O primeiro anime de sucesso foi "Hakujaden" ("A Lenda da Serpente Branca"). O anime é tradicionalmente desenhado a mão.
Significado de Mangá substantivo masculino [Literatura] História em quadrinhos de origem japonesa cujos personagens possuem especificidades características, com olhos anormalmente grandes e feições muito expressivas. Etimologia (origem da palavra mangá). Do japonês manga.
O termo mangá surgiu em 1814, nos hokusai mangá, que trazem caricaturas e ilustrações sobre a cultura japonesa. Já o mangá moderno tem influência dos cartuns ocidentais e de quadrinhos clássicos da Disney; e é basicamente uma criação de Osamu Tezuka, com Shin Takarajima ("A Nova Ilha do Tesouro"), de 1947.
Vejam bem: ambos são animações, desenhos animados contando alguma história. De acordo a Wikipedia: ... No Japão eles chamam qualquer desenho, seja oriental ou ocidental, de "anime". Anime é uma abreviação para "animation". Tecnicamente "anime" é uma forma japonesa de dizer "desenho".
Anime, animê ou animé (em japonês: アニメ), se refere à animação ou desenho animado. A palavra é a pronúncia abreviada de "animação" em japonês, onde esse termo se refere a qualquer animação, não importa o país. Para os ocidentais, a palavra se refere às animações oriundas do Japão.