Tanto "lato sensu" quanto "strictu senso" são expressões que vêm do latim. Elas significam, respectivamente, "sentido amplo" e "sentido estrito". Em outras palavras, se referem a cursos de pós-graduação em sentido mais amplo ou mais estrito.
Lato Sensu é uma expressão que significa "em sentido amplo". É muito parecida com a outra expressão, mas se refere que uma interpretação determinada deve ser compreendida no seu sentido mais abrangente.
Senso é um substantivo masculino, do latim sensu, que significa siso, tino, atenção.
O objetivo da pós-graduação lato sensu é proporcionar aos profissionais uma atualização e aperfeiçoamento dos seus conhecimentos e atuação. Por isso, um profissional formado no curso de Direito pode dar continuidade à sua formação com uma pós em Direito Ambiental, por exemplo.
Quais são os tipos de curso lato sensu?
Saiba que Lato Sensu significa "em sentido amplo", dessa forma, são as pós-graduações voltadas para alguma especialização. Apenas estudantes que tiverem concluído alguma graduação, independente da área, podem cursar uma pós Lato Sensu.
Sentido amplo (lato sensu): a palavra "lei" é usada para indicar quaisquer normas jurídicas, sejam as leis propriamente ditas, oriundas do Poder Legislativo, sejam as medidas provisórias, decretos, regulamentos, resoluções, portarias, entre outras.
Ato jurídico lato sensu: é o fato jurídico cujo suporte fático tem como cerne uma exteriorização consciente da vontade, dirigida a um resul- tado. A vontade é o elemento nuclear3 do suporte fático.
Censo e senso são palavra homófonas na língua portuguesa, ou seja, possuem a mesma pronúncia, mas são escritas de maneira diferente e os significados de ambas são totalmente distintos. ... Já o termo senso (com a letra "s") significa o ato de raciocinar, julgar ou apreciar algo, alguém ou alguma coisa.