Informacional Que traz a informação. Que provê conhecimento. Este periódico é informacional sobre nossa área de atuação profissional.
O uso de tecnologias da informação para suprir necessidades da população é o principal aspecto de uma cidade digital, característica essa que também define uma cidade informacional, combinada à aplicação destas ferramentas ao fluxo de comunicação, dados e informações da comunidade. ...
Como sabemos, sociedade informacional ou sociedade da informação é um conceito amplamente reconhecido que designa um desdobramento progressivo da estruturação tecnológica de todas as formas humanas de sociedade.
É marcado pelo avanço da Globalização, dos computadores, dos telefones digitais, da robótica e da internet. Recebe esse nome pois está intimamente relacionado com a Sociedade da Informação ou Era da Informação.
Alfabetização informacional: refere-se à primeira etapa do letramento informacional, isto é, abrange os contatos iniciais com as ferramentas, produtos e serviços informacionais. ... Nesse processo, os aprendizes devem apreender os conteúdos relacionados aos padrões de letramento e aplicá-los para resolver problemas.
A sociedade em rede, em termos simples, é uma estrutura social baseada em redes operadas por tecnologias de comunicação e informação fundamentadas na microelectrónica e em redes digitais de computadores que geram, processam e distribuem informação a partir de conhecimento acumulado nos nós dessas redes.
A chamada Era informacional é o período histórico e social inaugurado a partir da Terceira Revolução Industrial, revolução esta, caracterizada pelos avanços tecnológicos nas áreas da informática e da cibernética.
O capitalismo informacional é a representação da sociedade que viveu a virada do século XX para o século XXI. Foi um resultado gerado a partir das mudanças provocadas pela Terceira Revolução Industrial, também chamado de Revolução Técnico-científica.
Uma das primeiras e mais disseminadas definições de competência informacional é aquela elaborada pela ALA, em 1989, segundo a qual "para ser competente em informação, uma pessoa deve ser capaz de reconhecer quando a informação é necessária e ter a habilidade para localizar, avaliar e usar efetivamente a informação.