Como o suplício tinha uma assistência reduzida, tal era a crueldade, a expressão "gatos pingados" passou a denominar pequena assistência sem entusiasmo ou curiosidade para qualquer evento.
Quem já não ouviu a frase "Tinha meia dúzia de gatos pingados"? A expressão geralmente é usada para designar pequena quantidade de pessoas. Seguidamente, inclusive, usa-se para dizer que um pequeno público compareceu a um estádio para assistir a um jogo de futebol.
Significado: Estar distante, pensativo, alheio a tudo.
Origem da gíria balaio de gato O balaio é um cesto, que pode ser feito de palha, cipó ou outro material, e geralmente é utilizado por feirantes para carregar frutas e verduras. Entretanto, quem tem um felino em casa, costuma a usar esse tipo de cesto como cama para o bichano.
Essa expressão significa que por ter tido uma experiência ruim, desagradável, fazendo uma coisa pela primeira vez, você acaba ficando mais receoso de fazer isso de novo. Como nós dizemos em português, gato escaldado tem medo de água fria.
Ou seja, quando você não tem cachorro, leva mesmo um gato para caçar. ... Sendo assim, se você não tem um cão para encurralar a caça, você tem que caçar de uma maneira sorrateira, astuciosa, como um gato faz.
GATO-SAPATO 'FAZER ALGUÉM GATO-SAPATO' é maltratar, tratar alguém com desprezo. A expressão teria surgido por associação com o mais vil dos ultrajes felinos: ser subjugado por um cão e assim ficar um 'gato sob pata'.
Ou seja, quando você não tem cachorro, leva mesmo um gato para caçar. A segunda teoria é que, na verdade, o ditado correto seria: "Quem não tem cão, caça como gato". Sendo assim, se você não tem um cão para encurralar a caça, você tem que caçar de uma maneira sorrateira, astuciosa, como um gato faz.
Utilizado com um tom de reprovação a algo muito popularizado, de mau gosto, que já saiu de moda ou de má qualidade.