[Informal] Sem dizer nada, sem-cerimónia . Com vento favorável (ex.: navegar de vento em popa). [Informal] De maneira próspera ou favorável (ex.: a loja vai de vento em popa).
A expressão vem da linguagem náutica, já que popa é a parte de trás de um barco ou navio. Quando o vento sopra na parte posterior do barco (popa), o ajuda a deslizar com mais velocidade para frente, o que não aconteceria se o vento soprasse contra a frente do barco (na proa).
[1]: Vento que sopra numa direção oposta àquela em que o objeto está se movendo em relação à superfície da terra.
Significado de Popa substantivo feminino Parte posterior do navio, oposta à proa.
1. Pôpa. Pôpa é uma gíria local nordestina - adjetivo para denotar irritação, raiva, braveza do sujeito em voga. Esta palavra é ouvida com frequência no infame programa de trotes telefônicos "Pegadinha do Mução".
A proa ou vante é em náutica a parte da frente de uma embarcação. Nos veleiros era comum representarem uma figura - humana ou mitológica - para proteger o navio.
Proa - A frente do navio. ... Estibordo -Olado do navio que está à direita quando o observador olha para a frente. Boreste - Termo usado no Brasil em vez deEstibordo. Bombordo -O lado do navio que está à esquerda quando olhando para frente.
[ Náutica ] Parte posterior do navio, que se opõe à proa.
A popa ou ré é a secção traseira de uma embarcação, sendo tecnicamente definida como a área construída entre o painel de popa e as alhetas da embarcação. O termo popa é por vezes utilizado para designar genericamente toda a secção localizada a ré da meia-nau.