Significado de Extratropical adjetivo masculino e feminino Que se acha fora dos trópicos: Ásia extratropical.
Se um ciclone se forma entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, ele é chamado de subtropical. Se ele se forma sobre os trópicos ou em torno deles, ele é chamado de tropical. Já se o fenômeno ocorre fora da área delimitada pelos trópicos, ele é chamado de extratropical.
Um estudo sobre ciclones extratropicais no Hemisfério sul revela que, entre os paralelos 30° e 70°, há uma média de 37 ciclones extratropicais em existência durante um período de 6 horas.
Os ciclones extratropicais são centros de baixa pressão que se formam em médias e altas latitudes, ou seja, fora dos trópicos. Está associado a uma frente fria, portanto, forma-se devido ao contraste entre uma massa de ar fria e uma massa de ar quente.
Os ventos que provocam atingem regiões mais distantes do centro. A medida que vão se intensificando trocam de nome: depressão subtropical e tempestade subtropical. O centro do sistema, o olho, é quente em superfície e frio em altitude.
Os ciclones são causados pela movimentação do ar em uma zona de baixa pressão atmosférica: o ar quente e úmido eleva-se para as camadas mais altas da atmosfera, enquanto o ar frio, mais seco e mais denso, desce para a superfície, provocando a redução da pressão atmosférica.
clima tropical:não é quente nem frio é razoável. subtropical: situadio perto dos trópicos , até 40graus de latitude .
Um ciclone subtropical é um sistema climático que possui algumas características de um ciclone tropical e outras de um ciclone extratropical. ... Isso também significa que os ciclones tropicais formam-se mais provavelmente fora dos limites tradicionais das temporadas de furacão.
Princípio de Funcionamento As forças centrífugas criadas pelos ciclones fazem com que as partículas (mais densas que o ar) colidam contra as suas paredes, isto provoca a redução na sua velocidade e queda das mesmas pelo cone inferior, enquanto isso o ar limpo sai pela parte superior.
O ciclone é um sistema mais abrangente que pode provocar vento em várias regiões do Estado e que pode levar horas. Uma diferença entre os dois é que o tornado mais leve gera ventos de 80 km/h ou mais, já o ciclone pode passar por Santa Catarina com ventos de menos de 20 km/h.