Doença tropical ou subtropical, com carácter endémico e devida a deficiência de vitamina B1, nos povos que se alimentam quase exclusivamente de arroz descorticado. Manifesta-se principalmente por paralisia, por polinevrite periférica grave, edema, hidropisia e insuficiência cardíaca.
O beribéri é uma doença causada pela deficiência de Tiamina (também conhecida como Vitamina B1). Quando há carência dessa vitamina, pode ocorrer comprometimento da função neural e cardiovascular.
Os sintomas iniciais de deficiência de tiamina são indeterminados. Incluem cansaço, irritabilidade, perda de memória e de apetite, distúrbios do sono, desconforto abdominal e perda de peso. Pode acabar surgindo uma carência grave de tiamina (beribéri), caracterizada por alterações nervosas, cerebrais e cardíacas.
Existem dois tipos de beribéri: "seco" e "molhado". Beribéri cardíaco ou "molhado": Taquipneia (Respiração acelerada) após exercícios; Taquicardia (Coração acelerado);
A glossite rombóide mediana é doença inflamatória que ocorre na superfície da língua. Apresenta-se como placa avermelhada ou vermelho-esbranquiçada no dorso da língua, na localização mediana.
As avitaminoses são uma família de doenças causadas pela falta ou deficiência de vitaminas no organismo. Geralmente são devidas a uma alimentação incompleta, mas podem também surgir na sequência de outros problemas de saúde.
O diagnóstico do beribéri é feito principalmente a partir da observação dos sintomas, podendo ser confirmado a partir de um exame de sangue que avalia a quantidade de vitamina B1 no organismo.
O beribéri é uma doença desencadeada por níveis baixos de tiamina, também conhecida como vitamina B1. Essa vitamina deve estar presente diariamente na nossa alimentação, de modo a garantir que as reservas não se esgotem e comprometam o funcionamento adequado do corpo.
Benerva, para o que é indicado e para o que serve? Benerva® é recomendado para grupos de pessoas mais sensíveis a deficiência de vitamina B1 como os indivíduos dependentes de álcool, pessoas idosas e indivíduos com problemas crônicos de absorção intestinal.
A deficiência de tiamina (que causa beribéri) é mais comum entre pessoas que consomem arroz beneficiado ou outros carboidratos em países desenvolvidos e entre alcoólatras. Os sintomas são polineuropatia difusa, insuficiência cardíaca e síndrome de Wernicke-Korsakoff.