O conceito pode ser usado com diferentes significados conforme o contexto. O ceptro do deus romano Neptuno (ou Poseidón, na mitologia grega) é um tridente: uma espécie de arpão que apresenta três pontas. ... O tridente era também uma arma branca usada em combate, especialmente na guerra, pela infantaria.
Geralmente Poseidon é representado como um homem forte, com barba e segurando um tridente, que lhe concede poderes e é considerado seu símbolo. Com o tridente, ele governava os mares e era responsável pelas tempestades que ocorriam. Além disso, esse objeto tinha a função de fazer brotar água do solo.
Os principais símbolos de Posêidon eram o golfinho e o tridente (uma lança de três pontas). Os antigos romanos conheciam Posêidon pelo nome de Netuno. Na antiga mitologia grega, Posêidon era o deus dos mares. Ele usava uma lança de três pontas, chamada tridente, para controlar as ondas.
Um Tridente, garfo ou forcado é uma arma branca antiga que se assemelha a uma lança, com 3 (três) pontas que acabam por enfraquecer o poder penetrante da lança (quando não há a armadura), sendo aperfeiçoado para uso nas legiões romanas (durante o domínio romano da Grécia), com a transformação do terminal do cabo ou ...
O Símbolo da Psicologia é representado por um tridente, um objeto de três pontas, considerado um símbolo solar e mágico, que simboliza o poder, a força, o universo; foi muito utilizado por gladiadores na antiguidade. O símbolo Ψ (lê-se: "psi") é uma das letras do alfabeto grego.
Por ser um tridente, cada ponta de sua lança tem seu significado, sendo diretamente relacionadas com as três qualidades da matéria: tamas (a inércia ou a existência), rajas (o movimento ou firmamento) e sattva (o equilíbrio ou trevas).
Posídon (em grego clássico: Ποσειδῶν; romaniz.: Poseidōn), também conhecido como Poseídon, Poseidon, Posidão, Posêidon ou Possêidon, assumiu o estatuto de deus supremo do mar, conhecido pelos romanos como Netuno, possivelmente tendo origem etrusca como Nethuns. Também era conhecido como o deus dos terremotos.
Em termos físicos Poseidon era um homem forte, de barba, que numa das mãos carregava um tridente, que era o seu maior símbolo. Com o tridente, Poseidon era capaz de fazer emergir água do chão, provocar terremotos e maremotos, fazer chover e subir o nível dos rios.