Sim, quando o capitão Jack Sparrow foi concebido pela primeira vez, a idéia era que Hugh Jackman o interpretasse. O roteirista disse que a origem do nome Jack Sparrow veio do sobrenome de Hugh.
Por exemplo, na terminologia da tinta náutica (e para piratas em particular), a tatuagem de andorinha que Jack ostenta significa uma longa distância percorrida (5000 milhas náuticas para piratas), e também implica a segurança prometida de chegar em casa.
"O Capitão Jack nasceu na sauna", disse o ator. "Me ocorreu que esse cara tinha passado a maior parte de sua vida no alto-mar. Assim, tomou muito sol na cabeça. Seu cérebro ficou meio prejudicado.
I'm Captain Jack Sparrow. Sou o capitao Jack Sparrow. Capitain Jack Sparrow. Capitan Jack Sparrow.
Jack Ward nasceu como católico, mas se converteu ao Islam durante o século XVI. Seu amor por criar pássaros surgiu durante um período que ele viveu na Tunísia. Ele ajudou muitos judeus e muçuulmanos a fugirem da perseguição católica na Europa.
Capitão Jack Sparrow é bem esquisito, isso a gente não pode negar. No entanto, o que é ainda mais bizarro, é o fato dele ser baseado em uma pessoa real. O homem era um infame pirata chamado Capitão Jack Birdy (embora depois, ele se converteu ao Islã, tornando-se Yusuf Reis).
Em um momento de trapaça, Barbossa esfaqueia Sparrow no estômago, deixando-o bastante ferido. Porém, astuto como é, Jack sobrevive por ter roubado uma das moedas do tesouro de Hernán Cortez, fazendo-o ser amaldiçoado, e evitando que morresse antes da hora.