Significado de Dórico adjetivo Relativo aos dórios. [Arquitetura] A mais antiga ordem de arquitetura grega, caracterizada pela sobriedade e pela ausência de base nas colunas. substantivo masculino Dialeto grego dos dórios.
Significado de dório Indivíduo integrante de um grupo de antigos gregos que habitava a região noroeste das terras gregas antes de 1150 a.C. Em fins do séc. XII a.C. eles invadiram a maior parte do Peloponeso.
As três principais ordens clássicas são a Dórica, a Jônica e a Coríntia. As ordens descrevem a forma e a decoração das colunas Gregas e posteriormente das Romanas, e continuam a ser amplamente utilizadas na arquitetura atual.
Os Jônios formavam um povo indo-europeu que se estabeleceu na Ática e no Peloponeso, foi a primeira das quatro etnias na Hélade que seriam responsáveis pela formação do povo grego.
Os hilotas eram considerados os mais submissos de Esparta, pois trabalhavam nas terras dos esparciatas, onde passavam a vida inteira cultivando produtos agrícolas.
Os três tipos de colunas gregas mais comuns são as de ordens Dórica, Jônica e Coríntia.
Os três tipos de colunas gregas
Com forte tradição militar, eles ocuparam diversas regiões da Hélade de maneira violenta. Dentro de uma sociedade belicosa e hierárquica, os jônios foram responsáveis pela escravização de diversas pessoas que habitavam o local, sobretudo dos aqueus e eólios.
n Atenas foi fundada pelos jônios na planície da Ática, próximo ao Mar Egeu, por volta do século X a.C. n Terras pouco férteis.
Os hilotas eram a classe mais baixa da sociedade espartana, que vivia nas terras dos aristocratas da cidade e tinha de cultivá-las para sobreviver. Uma parte do que era produzido pelos hilotas ficava com os esparciatas, aqueles considerados cidadãos.