[ Antropologia ] Diz-se de um sistema de filiação e de organização social em que somente a ascendência materna é levada em linha de conta (ex.: sociedade matrilinear).
Matrilinearität. A sucessão matrilinear ou materna refere-se à transmissão e transmissão de características sociais e posse exclusivamente através da linha feminina de mães para filhas.
O que é Patrilinear: É um sistema onde organizam os parentes através da linhagem paterna. Isto é, se um homem casar com uma mulher, os sobrenomes dos filhos seriam passados pelo pai.
Patrilinearidade, também conhecida por linhagem masculina ou parentesco agnático, é uma classificação ou organização de um povo, grupo populacional, família, clã ou linhagem em que a descendência é contada em linha paterna. Geralmente, envolve a herança de propriedades, nomes, ou títulos através da linha masculina.
Patrilinear é uma classificação ou organização de rum povo, família, clã que a descendência é contada em linha paterna, geralmente envolve a herança de propriedades, nomes ou títulos através da linha masculina, e matrilinear é o mesmo, só que envolve a linha materna.
Diz-se do sistema de filiação em que somente a mãe é considerada. Exemplo de uso da palavra Matrilinear: "Assim, de certo modo, os povos primevos mais voltados para a agricultura, terão sido, também, os mais voltados para a organização matrilinear da sociedade."
A sociedade matrilinear , também chamada de matrilinear , grupo que adere a um sistema de parentesco no qual a descendência ancestral é traçada através de linhas maternas em vez de paternas (esta última sendo denominada patrilinear ou patrilinear).
A descendência patrilinear relaciona um indivíduo com a família através do homem. A descendência matrilinear, relaciona um individuo com uma família apenas através da mulher. Já a ambilinear, refere-se a um indivíduo com uma família através do homem ou da mulher.
Nas sociedades de organização matrilinear, o poder da mulher estava baseado em seu papel econômico, e a herança biológica da mãe era mais forte e mais importante que a do pai. A mãe possuía um sacro poder e sua autoridade era ilimitada.