2001: Uma Odisseia no Espaço reflete, entre outros temas, acerca dos avanços tecnológicos, imaginando possíveis efeitos e consequências para a humanidade. Kubrick utiliza a personagem HAL 9000, o computador que imita o ser humano, para problematizar a inteligência artificial, seus limites e desafios.
"Quando eles terminam com ele, assim como acontece em muitos mitos de todas as culturas do mundo, ele é transformado em um tipo de super-humano e enviado de volta para a Terra", conta Kubrick. O ser em questão é o The Star Child, o bebê nas estrelas que aparece antes dos créditos finais de 2001: Uma Odisseia no Espaço.
Kubrick queria que o filme fosse uma experiência principalmente visual, visceral e subjetiva e usou como principal influência na hora de arquitetar a estrutura da história A Odisseia, de Homero, pois acreditava que o mar representava para os gregos antigos o mesmo fascínio e mistério que o espaço representa para a ...
29 de abril de 1968 (Brasil) 2001 - Uma Odisseia no Espaço/Data de lançamento
Johann Strauss II 2001: Uma Odisseia no Espaço | Johann Strauss II - Danúbio Azul | Clássicos dos Clássicos.
Stanley Kubrick 2001: A Space Odyssey é um filme de ficção científica de 1968 produzido e dirigido por Stanley Kubrick, co-escrito por Kubrick e Arthur C.
Kubrick, conhecido pelo seu perfeccionismo, alinha a ideia da simbologia do sol – que é recorrente durante o filme – com a terra e a lua. Ao mesmo tempo, essa abertura parece carregar consigo o símbolo de um deus neopagão que representa fertilidade, o Deus Cornífero da Wicca, de cabeça para baixo.
29 de abril de 1968 (Brasil) 2001 - Uma Odisseia no Espaço/Data de lançamento
160 minutos É também um deslumbrante passeio de 160 minutos do diretor Kubrick através do universo lá fora além de nossa terra. " Philip French escreveu que o filme era" talvez o primeiro filme super colossal multimilionário desde DW Griffith Intolerância há cinquenta anos que pode ser considerado como o trabalho de um homem ...