A melhor forma de fazer o cachorro parar de destruir e de morder o que não deve é dar mais oportunidades para ele morder, roer, destruir o que deve. Ou seja, redirecionar o comportamento indesejado para coisas que ele pode morder. E, ao mesmo tempo, não deixar que ele morda, roa, mastigue, destrua coisas que não pode.
Na verdade, eles faz isso seguindo algo que seus ancestrais faziam naturalmente. Cachorros e lobos "preparam" o terreno antes de deitarem e dormirem. Ao "cavar" o local que escolheram para descansar, eles estão na verdade fazendo com que aquela superfície fique mais aconchegante/ acolhedora.
Providencie um espaço adequado para as necessidades dele, como exercitar-se, brincar, enfim, para que ele gaste tempo e energia. Se o seu cão é muito sociável, evite deixá-lo sozinho muito tempo, isso pode causar ansiedade e estresse. Você precisa treinar seu cão a parar de praticar a mania que seja compulsiva.
Geralmente quando os cães adultos roem coisas em casa é porque estão entediados. Assim, a questão é se o seu patudo faz exercício físico e está suficientemente estimulado. É importante lembrar que dar a volta ao quarteirão não é exercício suficiente e que os patudos precisam de gastar energia todos os dias.
Seu cachorro está destruindo os móveis de casa e você não sabe mais o que fazer? Não se desespere! Bastam um litro de álcool de cereais, essência de citronela e pasta de cânfora para fazer uma fórmula que promete acabar com esse problema. É o que afirma o veterinário Henrique perdigão no É de Casa deste sábado, 5/12.
Se o animal for ficar do lado de fora da casa: você pode comprar uma casinha ou caixinha de transporte, o ideal seria uma de plástico para facilitar a limpeza. Nunca o force a entrar nela, ele precisa associá-la positivamente. Brinque com ele no espaço novo! Deixe alguns brinquedos e petiscos lá dentro.
Não tem muito o que pensar, se você vir o seu cachorro engolindo uma meia ou um pedaço dela, peça ajuda de um médico veterinário urgentemente. Mesmo o cão regurgite o item, existe a possibilidade de algum pedaço do pano ter ido parar na barriga do animal e depois ficar preso no estômago.
Caso você encontre pedaços de madeira (no caso de palitos de churrasco, por exemplo) cacos de vidro, embalagens de remédio ou qualquer outra situação que dê indício de que ele possa ter engolido algo muito perigoso, nem espere os sintomas, já corra com ele para o médico.
Para impedir que ele continue mastigando panos, há alguns produtos amargos, vendidos em pet shops, próprios para cães, e que devem ser passados todos os dias no local que o cão está mastigando. Normalmente, há dois princípios nesses produtos: o óleo de Lemongrass ou o Denatônio.